-
Arquitetos: Manuel Tojal Architects
- Área: 120 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: AutoDesk, Efapel, JNF, Ofa, Sanindusa, Silva e Carvalho
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Santa Cruz faz parte de um projeto do início dos anos 80 de seis casas geminadas. Tem a particularidade de ser a casa de gaveto o que lhe confere uma maior autonomia e nos permitiu uma abordagem também mais independente.
A proposta alterou o programa inicial do Cliente, que era praticamente fiel ao edifício existente, o programa passou a apostar numa casa, com bastante luz natural, uma maior relação entre pisos e entre o interior e exterior.
A Sala passou a ser aberta para a cozinha e com um lavabo de apoio. Criou-se uma escada de “tiro” que para além de ligar todos os pisos, os relaciona também com o exterior. A escada é desenhada como um vazio e assume-se como uma escavação na pré-existência para chegar ao terraço (anteriormente desaproveitado). Desta forma, a escada acaba por se transformar num “pátio” e os quartos que anteriormente tinham vãos voltados somente para as fachadas passaram a ter uma relação com a luz do céu.
A cobertura anteriormente desaproveitada passou a ser um amplo terraço aberto com relações visuais diretas para a paisagem urbana ao redor.
A escolha do uso da madeira e do latão foram quase imediatos uma vez que estes materiais estão associados a um ambiente náutico/marítimo. Estes materiais foram reinterpretados com um desenho delicado e mais contemporâneo.
No exterior, a intervenção passou por destacar e dividir cromaticamente toda a volumetria da casa entre o programa da habitação e o programa do estacionamento ao nível da rua. Todo o embasamento será assumidamente reconhecível pelo uso de uma materialidade mais pesada. Acima desse embasamento de betão, flutua um volume privado, leve e delicado, onde a cor branca domina.